Parque Vaca Brava
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Parque Vaca Brava é um parque urbano localizado na cidade de Goiânia, Goiás. Ocupa uma área de 79.800 metros quadrados e contém um extenso lago e uma floresta com espécie nativa de fauna e flora. O parque conta com uma pista de cooper que rodeia todo o parque e por onde passam centenas de pessoas diariamente.
Em volta do parque, existem diversas lojas de alto padrão. Além disso, conta com a presença do Goiânia Shopping, considerado um dos maiores shoppings centers de Goiânia. Essa proximidade com shopping centers faz com que seja muito freqüentado por pessoas de todas as idades durante os finais de semana interessados em desfrutar da sua extensa área verde.
O parque também é famoso pelo seu chafariz, o qual é considerado um dos principais pontos de visitação do parque.
História
O nome Vaca Brava é uma referência a uma das três fazendas que foram a área usada na construção da cidade.
O parque foi construído apenas no final dos anos 90, durante o governo do então prefeito de Goiânia, Darci Accorsi, que revitalizou a região, até então considerada "esquecida" pelos orgãos públicos. No local onde hoje existe o lago era antes um enorme brejo, o qual era criadouro de diversas espécies de insetos transmissores de doenças, porém esse problema foi resolvido.
Nos últimos 15 anos, o lago recebeu volumosas quantias de dinheiro vindas tanto do poder público como de instituições privadas para a expansão do parque, melhoria na infra-estrutara do parque e na manutenção da área.
O nome Vaca Brava é uma referência a uma das três fazendas que foram a área usada na construção da cidade.
O parque foi criado em 1951, mas só foi construído em 1996, durante o governo do então prefeito de Goiânia, Darci Accorsi, que revitalizou a região, até então considerada "esquecida" pelos orgãos públicos. No local onde hoje existe o lago era antes um enorme brejo, o qual era criadouro de diversas espécies de insetos transmissores de doenças, porém esse problema foi resolvido.
história do Parque Vaca Brava
O Parque Vaca Brava, localizado na nascente do córrego de mesmo nome, foi criado pelo Decreto nº 19, de 24.1.1951, como parte do loteamento do Setor Bela Vista (atual Setor Bueno). Continha uma área original de 160 mil metros quadrados, a metade da que se vê atualmente na cabeceira do córrego, onde está implantado o lago, pista de cooper e demais equipamentos da unidade de conservação. Entre outras, a criação do parque obedecia às exigências do Plano de Urbanização de Goiânia aprovado pelo Plano Diretor da Cidade.
Essa área destinada a parque foi e continua sendo objeto de longa disputa administrativa, jurídica e técnico-urbanístico-ambiental. O parque foi loteado pela prefeitura, que baixou o Decreto nº 99, de 14.2.74, levado a efeito pela firma Coimbra-Bueno & Cia Ltda., através de Processo nº 013339, de 5.12.73, desmembrando a área do parque em duas quadras “A” e “B”, parcelando-as em 24 e 12 lotes, respectivamente.
O juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública Municipal, Fabiano de Aragão Fernandes, em sentença prolatada no dia 2 de junho de 2004, nos autos do processo nº 960207488 do Tribunal de Justiça de Goiás, declarou nula a escritura pública, datada de 1976, apresentada por Waldir Rodrigues do Prado, como pretensa prova da propriedade da área situada na cabeceira do Córrego Vaca Brava, bem como, declarou válida a escritura arquivada no Cartório de Registro de Imóveis da 1ª Circunscrição de Goiânia, de inscrição do loteamento do Setor Bueno, aprovado pelo Decreto nº 19, de 24 de janeiro de 1951.
O senhor Waldir Rodrigues do Prado, que mora em Dallas, nos Estados Unidos, ajuizou processo contra a Prefeitura de Goiânia, em 1993, requerendo indenização milionária pela suposta propriedade do terreno e pelos pretensos direitos decorrentes de projeto de urbanização, aprovado pela prefeitura em 1987, através do Decreto nº 1223, de 16.10.87, de um condomínio de 12 prédios. O condomínio deveria ser construído na área onde hoje é o Parque Vaca Brava.
O juiz de Direito Geraldo Salvador de Moura homologou por sentença judicial, em 11 de outubro de 1995, o Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Goiânia e o Ministério Público para a recuperação da nascente do Córrego Vaca Brava. A área parcial da Unidade de Conservação foi recuperada e o Parque Vaca Brava foi inaugurado em 21 de setembro de 1996.
O processo de alienação do Parque Vaca Brava representa um legado de práticas ilegais de apropriação, de uso e abuso do solo urbano, de desrespeito às leis municipais e federais. A decisão do juiz Fabiano de Aragão Fernandes aponta para a possibilidade de vencer um desafio inerente aos centros urbanos: preservar e recuperar a natureza nas cidades, como intrumento de cidadania e de qualidade de vida urbana. Ponto de encontro dos emos de Goiânia,lá rola de tudo e já é quando se trata de surfar em carros,lá é o ponto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Regras de como escrever seu comentáio:
-Deve estar em uma linguagem objetiva
-Os que não haver com o assunto serão retirados
-Linguagem mal educada, ppalavrões serão excluidos
-Se divirta