9.2.11

Aviso

A partir do dia 09/02 nós postaremos informações sobre classes gramaticais!

A classe gramatical das palavras é, dentro da morfologia, a classificação da palavra segundo a sua distribuição sintática e morfológica.

Na língua portuguesa, existem dez classes gramaticais. Destas, seis são variáveis e quatro, invariáveis. A saber, as variáveis se flexionam em gênero, número etc. As invariáveis não se flexionam.
As classes gramaticais variam para cada língua. A língua inglesa é considerada tradicionalmente composta por oito classes apenas. Ainda existem classes em outras línguas que não têm paralelo no português, como o caso das posposições e das circumposições.

As dez classes gramaticais são:

Variáveis

Substantivo (Varia em gênero [homem-mulher], número [homem-homens] e grau [homem-homenzinho-homenzarrão]);

Artigo (Varia em gênero [o-a] e número [o-os]);

Adjetivo (Varia em grau [belo-mais/menos belo que-belíssimo], número [belo-belos] e, não necessariamente, em gênero [belo-bela]);

Numeral (Varia, não necessariamente, em gênero [dois-duas]);

Pronome (Varia em pessoa [ele-eu], número [ele-eles] e, não necessariamente, em gênero [ele-ela]);

Verbo (Varia em pessoa [desgosto-desgostas], número [desgosto-desgostamos], tempo [desgosto-desgostava-desgostarei] e modo [desgostais-desgosteis-desgostai]).

Verbo é o nome dado à classe gramatical que designa uma ocorrência ou situação. É uma das duas classes gramaticais nucleares do idioma, sendo a outra o substantivo. É o verbo que determina o tipo do predicado, que pode ser predicado verbal, nominal ou verbo-nominal. O verbo pode designar ação, estado ou fenômeno da natureza.

Invariáveis

Advérbio;

Preposição;

Conjunção;

Interjeição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras de como escrever seu comentáio:

-Deve estar em uma linguagem objetiva
-Os que não haver com o assunto serão retirados
-Linguagem mal educada, ppalavrões serão excluidos
-Se divirta